set 05 2010

Recurso multimídia para educadores – Exibição online “Estela Maia”

A “Collection Icons multimedia presentation“, provida pelo de Young Fine Arts Museums of San Francisco (California), foi desenvolvido para preparar estudantes para olhar cuidadosamente para a arte e descobrir as tradições culturais representadas nos três trabalhos da coleção de Young.
Antes de mais nada, é preciso dizer que trata-se de algo feito originalmente em língua inglesa, sem qualquer tradução. Estarei descrevendo tudo o que existe ali, mas é necessária a compreensão da língua estrangeira para um entendimento completo.

A Maya Stela (“Estela Maia”) é, para nós, a mais interessante das três, por razões óbvias (talvez já tenha mais do que três quando você estiver lendo isso). Ela fornece um aprendizado muito legal e divertido. Antes de descrever seus recursos, aqui está o link para você acompanhar passo a passo (note que é necessário ter um Flash Player instalado):

http://deyoung.famsf.org/files/collectionicons/index1.html

Após o carregamento da animação, você verá a estela que é o principal objeto dessa exibição online, a estela com a Rainha Ix Mutal Ahaw e informações básicas sobre a estela. Se você clicar em qualquer lugar da animação flash, você entrará no menu principal e ver cinco categorias: “General Information”, “Look Closely”, “Looking Back”, “Maya Writing” and “Dates & Numbers”. Teremos a companhia de uma locutora em toda a jornada.
Na primeira categoria, “General Information” (“Informação Geral”), você terá 4 temas.
O primeiro tema, “What is a Stela?” (“O que é uma Estela?”), fornece uma explicação básica a respeito das estelas e traz uma lupa para olhar mais de perto alguns detalhes da estela com a Rainha Ix Mutal Ahaw.
O segundo tema, “Who made this?” (“Quem fez isso?”), abre um vídeo que conta o que se sabe a respeito da origem da estela: não tanto quanto gostaríamos.
O terceiro tema, “How big is it?” (“Quão grande isto é?”), convida você a adivinhar a altura da estela, o primeiro dos divertidos desafios ou jogos.
O quarto tema, “Who is this?” (“Quem é essa?”), é um vídeo que fornece a informação que temos a respeito da Rainha Ix Mutal Ahaw. Este tema encerra a primeira categoria, então você deve voltar ao menu principal (essa escolha está sempre à esquerda/abaixo).
No menu principal, a segunda categoria é “Looking Closely” (“Discover the carvings”) – “Olhando Mais de Perto” (“Descobrindo as gravuras”). Ela provê sete lugares da estela para se olhar mais de perto, trazendo informação sobre o que está em cada um desses pontos. Nossa amiga descreverá os sete elementos para você, como ela diz: “Touch some of this elements to discover the many histories and messages carved into the stela” (“Toque em algum desses elementos para descobrir as muitas histórias e mensagens esculpidas na estela”).
Depois disso, apenas volta para o menu principal e você verá a terceira categoria, “Looking Back” (“Olhando pra Trás”), que traz três temas.
O primeiro tema, “What did it look like?” (“Como ela [a estela] parecia?”), é na verdade um convite para colorir a estela você mesmo. Quando você clica em qualquer cor, a locutora conta de onde os Maias obtinham essa cor.
O segundo tema, “Where did it stand?” (“Onde ela [a estela] ficava?”), abre um vídeo que fala sobre a região onde a estela provavelmente foi feita e explica onde geralmente as estelas costumavam ficar nas cidades Maias.
O terceiro tema, “How was it made?” (“Como ela [a estela] foi feita?”), também é um vídeo, que fala sobre os materiais usados para construir as estelas. Isto encerra a terceira categoria.
De volta ao menu principal, o próximo passo deve ser a quarta categoria, “Maya Writing” (“Escrita Maia”). Ela traz quatro temas.
O primeiro tema é “Find the glyphs” (“Encontre os glifos”), o desafio mais divertido: você precisa encontrar as passagens de glifos Maias mostradas na estela. Isto deveria ser fácil para a maioria dos iniciantes que tem um pouco de conhecimento.
O segundo tema é “What the glyphs says?” (“O que os glifos dizem?”), um vídeo com uma explicação bastante básica sobre a escrita Maia que também traduz os textos encontrados na estela com a Rainha Ix Mutal Ahaw.
O terceiro tema é “The Queen’s name” (“O nome da Rainha”), outro vídeo, que mostra o bloco de glifos que forma o nome da Rainha, explicando separadamente cada um dos glifos que constroem o bloco de glifos em questão.
O quarto tema é “Build your own glyph” (“Construa seu próprio glifo”), o aspecto mais interessante para mim. Você pode construir um bloco de glifos selecionando três glifos com os quais você se identifica mais, que serão seu “título imaginário”.
Isto encerra a quarta categoria, e a quinta será “Dates & Numbers” (“Datas e Números”), que possui três temas.
O primeiro tema é “Dates on the Stela” (“Datas na Estela”), um vídeo que mostra as datas encontradas ali (naquela estela).
O segundo tema é “Maya counting” (“Contagem Maia”): “How does Maya counting work?” (“Como funciona a contagem Maia?”), uma breve explicação de como os Maias representam ou escrevem os números (mais sobre isso você pode encontrar em português no nosso site, CLICANDO AQUI).
O terceiro tema é “How old are you?” (“Quão velho você é?”): “How old are you in Maya numbers?” (“Qual sua idade em números Maias?”). Você seleciona sua idade ali e ele retorna a maneira com a qual os Maias representam esse número.
Este é o fim desse recurso maravilhoso, muito bom para crianças. Infelizmente, as crianças ao meu redor falam apenas português.

Se você tem algo que deseja dividir e para ser publicado aqui, envie uma mensagem para projetocmaia@gmail.com

No responses yet

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply