set 29 2010

Coloque a data do Calendário Maia no seu site

Published by Projeto CMAIA at 15:43 under Ferramentas,Maia(s),Projeto CMAIA

A partir da próxima semana, o CalendarioSagrado.ORG trará novidades.

Uma nova página inicial, com a opção de acessar o site em inglês, será lançada. Seu propósito será o de divulgar o trabalho do Projeto CMAIA e torná-lo acessível a estrangeiros.

Simultaneamente, será publicada a versão “Expert Maianista” do conversor para ciclos Maias do Projeto CMAIA.

Ele trará muitas novidades, como conversão entre os calendários gregoriano e juliano, JDN (“número do dia juliano”) e Conta Longa, liberdade de correlação e suporte a português e inglês.

Trata-se de uma versão voltada a especialistas, para pesquisas, não recomendada e sem suporte para iniciantes. Outras versões, voltadas ao público mais leigo, devem ser lançadas ainda em Outubro.

A nova página inicial fará uso de um simples e compacto código em linguagem JavaScript. Este código pegará a data do computador do usuário no momento do acesso e colocará as datas do Calendário Maia correspondentes a ela dentro da página, automaticamente.

A data será escrita no seguinte formato:

12.19.17.13.6
9 Kimi 19 Ch’en G5
(29/9/2010)

Na primeira linha, a data na Conta Longa.
Na segunda linha, a data no Tzolkin, Haab e Ciclo Noturno.
Na terceira linha, a data correspondente no Calendário Gregoriano.

O código possui um tamanho de menos de 2kb, e para colocá-lo no seu site e mostrar a data atual no Calendário Maia, bastam cinco passos bastante simples:


1 – baixe o código clicando AQUI (trata-se de um arquivo zip que traz uma pasta, Maya, contendo os arquivos maya.js – o código em si – e maya.html – um arquivo de teste/demonstração que você pode ver funcionando clicando AQUI)

2 – faça o upload do arquivo maya.js para o diretório do seu site ou da página onde você quer utilizar o código

3 – coloque dentro da tag <head> do código da página onde você vai exibir as datas a seguinte linha:

<script type="text/javascript" src="maya.js"></script>

Caso o arquivo maya.js esteja em um diretório diferente da página onde você adicionará o código, você deve setar em que diretório ele se encontra. Usuários inexperientes devem colocar o arquivo maya.js no mesmo diretório e o código funcionará perfeitamente.

4 – adicione o seguinte na tag <body> da sua página:

<body onload="CMAIA()">

Caso já exista uma tag <body> na sua página, você pode simplesmente adicionar o trecho onload="CMAIA()" a ela.

5 – adicione, onde você quer que o texto com as datas fique dentro da sua página, o seguinte código:

<center><a href="http://www.calendariosagrado.org/"><b><span id="mayadate"></span></b></a></center>

O resultado será esse:

12.19.17.13.6
9 Kimi 19 Ch’en G5
(29/9/2010)

Isto fará com que a data seja também um link para o nosso site, ajudando a divulgá-lo. Claro que você não é obrigado a divulgar o site, e pode modificar os códigos da maneira que quiser, desde que mantenha os créditos no arquivo maya.js.


Dica final: se a sua página não utiliza a codificação de texto UTF-8, poderão aparecer caracteres estranhos no resultado. O ideal é que se use essa codificação, pois ela é universal e vem se tornando padrão na internet. Para que sua página passe a usar a codificação UTF-8, coloque no início da sua página o seguinte código:

<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" />

Isto demandará eventualmente uma modificação no resto da página, especialmente no que se refere a acentos, mas é uma ação recomendada.

Considerações finais:

Claro que, para fazer uso da ferramenta, o seu navegador deve oferecer suporte a JavaScript e o mesmo deve estar ativado. Mesmo para quem não tem um site, a ferramenta pode servir como uma forma de consultar a data diariamente, sem que seja necessária uma conexão com a Internet, bastando apenas descompactar o arquivo mayajs.zip, salvando a pasta Maya no lugar de sua preferência e abrindo o arquivo maya.html contido nela quando quiser.


Faça um bom uso de mais essa ferramenta oferecida pelo Projeto CMAIA.

One response so far

One Response to “Coloque a data do Calendário Maia no seu site”

  1. [...] há problemas com o tutorial (clique aqui para lê-lo) postado anterior, você pode e deve continuar se guiando por ele para aplicar a ferramenta ao seu [...]

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply